Pregação

Comentários às Leituras Dominicais


por fr. José Nunes, op
21 DE DEZEMBRO – 4º DOMINGO DO ADVENTO - ANO A
 

A primeira leitura contém a famosa profecia de Isaías: «a virgem conceberá e dará à luz um filho». Certamente que ele se referia a Ezequias, filho do rei Acaz, mas os cristãos, oito séculos depois, interpretaram esta passagem aplicando-a a Maria e seu filho Jesus. A situação histórica em que o rei de Israel não queria pedir um sinal a Deus era a de uma invasão iminente. Com a sua atitude. O rei prefere recorrer a apoios humanos e não à confiança em Deus – e é isso que o profeta denuncia. Também nós haveríamos de confiar mais em Deus e não apenas nos nossos planos e capacidades.

No início da carta aos Romanos, Paulo está feliz por ser arauto do Evangelho, anunciador duma Boa Notícia: Deus veio partilhar a vida connosco e salva-nos em todos os sentidos. Por isso, trata-se de uma mensagem Boa, feliz, de alegria. Poderíamos interrogar: será que a mensagem que nós cristãos, e a Igreja em geral, é de alegria? Ou um jugo pesado…? A missão e evangelização deveria ser em primeiro lugar isto: mostrar alegremente que há motivos para a alegria… porque Deus já está presente na vida e nos acontecimentos que a percorrem.

Mateus é o único evangelista a falar-nos do sonho de José. E o Anjo diz-lhe algo que já dissera a Maria e dirá mais tardes aos pastores: «não tenhas medo»! E porquê? Porque o medo e o temor paralisam, impedem a alegria, e Deus veio ao mundo, na pessoa de Jesus, para termos a alegria completa e a vida em abundância. De facto, o apelo «não temais» aparece continuamente nos evangelhos, logo antes do nascimento de Jesus, durante toda a sua vida e, finalmente, depois da ressurreição!





Artigo Dominical no Jornal Público


por fr. Bento Domingues, op
A RENOVAÇÃO DA IGREJA PARA A ALEGRIA DO MUNDO

 
1. Segundo a Bíblia, tudo começou com a alegria da criação: Deus olhou para a sua obra e viu que era tudo bom. Com a criação do ser humano disse que era muito bom. A Bíblia não é ingénua, é uma biblioteca, uma construção simbólica de muitas gerações. O seu horizonte é o Apocalipse: o novo céu e a nova terra. Não é que alguém saiba, quando e como isto se realizará. No entanto, a esperança – essa pequenina virtude (Peguy) – é a alavanca da História pessoal e colectiva.

No meio de tudo, está Jesus Cristo. O grande escritor judeu, Amos Oz confessa: Li, pois, os Evangelhos e enamorei-me de Jesus, da sua visão, da sua ternura, do seu soberano sentido de humor, da sua franqueza, do facto de os seus ensinamentos se apresentarem tão cheios de surpresas e estarem tão cheios de poesia.

A Igreja absorveu o Profeta Isaías para anunciar a alegria no Advento. Situando-nos nesse horizonte, temos muito que acolher e que fazer: «O deserto e a terra árida vão alegrar-se, a estepe exultará e dará flores belas como narcisos. Vai cobrir-se de flores e transbordar de júbilo e de alegria. Tem a glória do Líbano, a formosura do monte Carmelo e da planície de Saron. Verão a glória do Senhor e o esplendor do nosso Deus. Fortalecei as mãos débeis, robustecei os joelhos vacilantes. Dizei aos que têm o coração pusilânime: Tende coragem, não temais! Eis o vosso Deus, que vem para vos libertar e vem em pessoa. Então, se abrirão os olhos do cego, os ouvidos do surdo ficarão a ouvir, o coxo saltará como um veado e a língua do mudo dará gritos de alegria. Chegarão a Sião entre cânticos de júbilo com a alegria estampada nos seus rostos, transbordando de gozo e de alegria; nos seus corações, não haverá mais tristeza nem aflição»[1].

São textos do passado insinuando os desejos do futuro. Durante muito tempo, tudo convergia para tornar a religião uma tristeza. Com João XXIII e o Vaticano II (1962-1965), começa a revalorização de todas as expressões da alegria. A seguir, vem um tempo de inverno, como disse Karl Rahner.

O Papa Francisco falava, com frequência, do divórcio entre o cristianismo e a cultura, que aconteceu na Igreja Católica a partir do código tridentino. Carlo Maria Martini (1927-2012), cardeal de Milão, já dizia, no século passado, que a Igreja estava atrasada 200 anos! Yve Congar (1904-1995) disse que a uma religião sem mundo sucedia um mundo sem religião. O mesmo se pode dizer entre a Igreja e o mundo da cultura.

Francisco, que teve as suas iras, sobretudo com o mundo eclesiástico, por aquilo que estragava a vida às pessoas e à própria Igreja, promoveu um encontro com cómicos de todo mundo (14.06.2024) e disse-lhes:

«No meio de tantas notícias sombrias, imersos como estamos em tantas emergências sociais e até pessoais, tendes o poder de espalhar a serenidade e o sorriso. Estais entre os poucos que têm a capacidade de falar com pessoas muito diferentes, de gerações e origens culturais diversas.

À vossa maneira, unis as pessoas, porque o riso é contagioso. É mais fácil rir em conjunto do que sozinho: a alegria abre à partilha e é o melhor antídoto contra o egoísmo e o individualismo. Rir também ajuda a abater as barreiras sociais, a criar ligações entre as pessoas. Permite-nos exprimir emoções e pensamentos, ajudando a construir uma cultura partilhada e a criar espaços de liberdade. Lembrais-nos que o homo sapiens é também homo ludens; que o divertimento lúdico e o riso são fundamentais para a vida humana, para nos expressarmos, para aprendermos, para darmos significado às situações.

O vosso talento é um dom, um dom precioso. Juntamente com o sorriso, difunde a paz, nos corações, entre as pessoas, ajudando-nos a ultrapassar as dificuldades e a suportar o stress diário. Ajuda-nos a encontrar alívio na ironia e a levar a vida com humor».

2. Para Maria Rueff e Rodrigo Francisco, este encontro «fez História porque pela primeira vez a Igreja reconhecia a importância dos cómicos, durante séculos perseguidos, condenados à fogueira pela Inquisição e considerados seres diabólicos e inferiores. Este gesto do Papa Francisco atribuía finalmente dignidade à arte da comédia, tantas vezes menosprezada, e que é juntamente com a tragédia um dos géneros fundadores do teatro»[2].

Estes actores que, há 4 anos, partiram «à descoberta do riso» e reuniram um conjunto de textos sobre o humor, puseram em cena o Elogio do Riso, no Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada (Outubro/Novembro 2025).

Podia ter sido um encontro com o Papa sem especiais consequências, mas caiu em boa terra. O Elogio do Riso, além de outras referências, trata-se de um monólogo de Maria Rueff para que o riso nunca se apague. Este teatro teve o seu começo e o seu fim, mas provocou o sorriso de muita gente que pode deliciar-se com os textos sobre o humor reunidos a estre propósito.

Na Igreja portuguesa, como o Concílio não foi preparado, não foi seguido nem foi aplicado, restava o que o Cardeal Cerejeira dizia: a Igreja portuguesa já está muito à frente de tudo o que fizeram lá no Vaticano. Seria importante encontrar a história do humor inquietante, na Igreja dos diferentes países.

3. Diz-se que a alegria é uma emoção natural (por que não sobrenatural?) e positiva provocada por situações de satisfação e de prazer, que se expressa em reacções físicas e contagiantes como sorrir, rir ou pular.

O Natal é mesmo o riso de Deus. As situações hilariantes que envolvem a chegada do Emmanuel, o Deus connosco, são mais que muitas. Desde as anunciações a Maria e a José, seu esposo, até aos primeiros que acolheram esse Deus que veio habitar entre nós: os pastores, o grupo mais marginalizado em Israel, e os Magos, estrangeiros e visionários.

Klaus Berger, no seu livro, O Humor de Jesus, acrescentou o subtítulo: O mundo de pernas para o ar[3]. De facto, o Natal é o mundo de pernas para o ar.

Os cristãos vão à Missa por causa de boas notícias, para interiorizarem o Evangelho. Hoje, são apresentadas, em contraste, duas grandes figuras históricas que estão na raiz do cristianismo: João Baptista e Jesus[4].

Jesus reconhece a grandeza moral do seu antigo mestre: Entre os filhos de mulher, não apareceu ninguém maior do que João Baptista, acrescentando que o menor no Reino dos céus é maior do que ele. João queria uma reforma da religião e dos costumes; Jesus subverte não só a religião do templo e dos diferentes grupos religiosos como o próprio moralismo ascético de João Baptista.

A reforma religiosa proposta por João não vai muito além da moral e da ascese; Jesus, pelo contrário, é um humorista. Diverte-se a mostrar, em gestos e parábolas, que o amor que Deus nos tem não depende das práticas nem das instituições que arranjamos para lhe agradar. A sua alegria é outra e a nossa também.

Se lêssemos as narrativas do Novo Testamento sem beatices e reparássemos na ironia, no riso e no humor que as percorre, seria fácil descobrir quanto o Evangelho é divinamente divertido!

Boas Festas!


Fr. Bento Domingues in Público, 14/12/2025

_____________ 
[1] Is 35, 1-11
[2] Maria Rueff e Rodrigo Francisco, Elogio do Riso, Textos de Almada, 2025
[3] Publicado pela Paulinas Editora, 2025
[4] Mt 11, 1-14

Ecos da Palavra


por José Alberto Oliveira, op
Fraternidades Leigas
de S. Domingos
SEJAMOS GRATOS

Neste Domingo, o Evangelista São Lucas, conhecedor da língua e cultura gregas, escreve para os gentios, ou também para os não judeus. 
Dos dez leprosos que Jesus cura, só um - por sinal um samaritano e mal visto na sociedade judaica - volta para agradecer a Jesus. 

Também nós, nas orações que legitimamente dirigimos a Deus, podemos cair na tentação de reduzir estes momentos de encontro com o Senhor, numa sucessão de pedidos que, ainda que feitos com fé, poderão depender não só de Deus, mas do nosso próprio esforço. 

Ora, a oração da gratidão permite-nos ver Deus no dia-a-dia, nas pequenas situações da nossa vida que, por vezes, nos podem encher um dia.
Não estou a condenar a oração de petição. Apenas penso que, por vezes, não estamos atentos ao detalhe. Ora é nas pequenas coisas que Jesus se pode manifestar: numa agradável conversa, ainda que breve, num telefonema a um amigo ou familiar, numa visita a casa de alguém que precise da nossa ajuda, ainda que de forma velada, ou numa música ou momento de tranquilidade do nosso dia que possamos valorizar. 

Não temos que ter super-poderes nem ser superiores aos outros. Sucede que dois minutos de um dia, podem valer mais do que as restantes horas do mesmo. São os chamados momentos que nos enchem o coração aberto!

Todavia, sejamos gratos e dediquemos uma boa parte da nossa oração à acção de graças. E sim, encontraremos a paz de que tanto precisamos  

OP'Media


Intervenções de Frades Dominicanos nos Media
OPMEDIA - Presença dos Frades Pregadores nos Media

  • 11/12/2025 - Fr. Danilson Lopes - Lançamento do "Manual de Direitos Humanos" - NOTÍCIA ECCLESIA
  • 1/11/2025 - Fr.  Bento Domingues - Entrevista Jornal Tempo Livre/INATEL - ARTIGO
  • 25/4/2025 - Fr. José Nunes - Papa Francisco, o legado de um profeta - ARTIGO
  • 22/4/2025 - Fr. José Nunes - 3 às 13/RTP3 - Entrevista após o falecimento do Papa Francisco 
  • 10/4/2025 - Fr. Bento Domingues - Frei Bento Domingues está quase a tocar no céu - Postal do Dia/RDP por Luís Osório
  • 22/6/2024 - Fr. Bento Domingues - "As mulheres são mais de metade da Igreja e inventou-se essa história de que não podem ser ordenadas" - ENTREVISTA OBSERVADOR
  • 23/5/2024 - Fr. Bento Domingues - Novo Livro "Fora do Diálogo não há Salvação" - ECCLESIA + VÍDEO
  • 3/4/2024 - Fr. Rui Lopes -  A origem do Instituto Caritas Christi (CANÇÃO NOVA) - VÍDEO
  • 2/3 a 13/4/2024 - UMA IGREJA EM TRANSFORMAÇÃO/ISTA - NOTÍCIA ECCLESIA
  • 22/12/2023 - Fr. Bento Domingues - "O ser humano não é só ódio, é essencialmente amor" (PÚBLICO) VÍDEO
  • 13/9/2023 - Fr. Rui Lopes - Jubileu 2025, Peregrinos da Esperança (CANÇÃO NOVA) VÍDEO
  • 1/6/2023 - Fr. José Nunes - Diálogo Inter-religioso: papel das religiões em contexto pós-pandemia. Artigo relativo à declaração Nostra Aetate, sobre as relações da Igreja com as religiões não-cristãs ARTIGO
  • 21/3/2023 - Fr. José Augusto Mourão (Póstumo) - Liturgia e corporeidade na poesia de José Augusto Mourão ARTIGO (snpcultura.org)
  • 22/2/2023 - Fr. José Nunes - Mensagem do Papa para a Quaresma. Comentário de Frei José Nunes (AGÊNCIA ECCLESIA) VÍDEO + POWERPOINT
  • 18/2/2023- Fr. José Lucas - Recitação do Terço na Capelinha das Aparições (CANÇÃO NOVA) VÍDEO
  • 3/1/2023 - Fr. Bento Domingues - Promo dos extras da edição especial em DVD de O Casarão VIDEO
  • 15/12/2022 - Fr. Bento Domingues - Programa "Calendário do Advento" na RTP1 com Anabela Mota Ribeiro PROGRAMA 
  • 13/11/2022 - Fr. Filipe Rodrigues - Entrevista RENASCENÇA/ECCLESIA sobre Dia Mundial dos Pobres ENTREVISTA 
  • 26/10/2022 - Fr. José Nunes - Vídeo com o testemunho do Fr. José Nunes, OP nos 40 anos da presença dominicana em Angola (Waku-Kungo) VÍDEO
  • 26/9/2022 - Fr. Bento Domingues - Programa "Primeira Pessoa" na RTP1 com Fátima Campos Ferreira PROGRAMA
  • 7/9/2022 - Fr. José Manuel Fernandes - Programa A Fé dos Homens/RTP1 sobre a oração do Rosário PROGRAMA
  • 5/5/2022 - Fr. Bento Domingues - 30 anos de crónicas de Frei Bento Domingues, Agência Ecclesia VÍDEO
  • 3/5/2022 - Fr. Bento Domingues - Um teólogo na praça pública — 30 anos. Sessão Auditório de Lisboa do Público VÍDEO
  • 3/5/2022 - Fr. Bento Domingues - 30 anos de crónicas. "A primeira condição para escrever é ser livre" diz Frei Bento Domingues VÍDEO
  • 12/4/2022 - Fr. Bento Domingues - 3ºCiclo Masterclass 'O Enigma Sophia' 04 'Sophia foi crente?' - VÍDEO
  • 22/11/2021 - Fr. Gerard Francisco Timoner - Entrevista exclusiva do La Croix International com o responsável da Ordem Dominicana. NOTÍCIA
  • 4/5/2021 - Fr. José Augusto Mourão (Póstuma) - No dia em que passam 10 anos da sua morte, o Centro de Reflexão Cristã (CRC) apresenta uma pequena homenagem ao Amigo com a leitura coletiva de um dos poemas do seu primeiro livro, Vazio Verde (o Nome), editado em 1985, pelo CRC. VÍDEO
  • 15/1/2021 - Fr. Bento Domingues - Conversas entre sócios, CRC - VÍDEO
  • 17/11/2020 - Fr. Bento Domingues - Frei Bento Domingues, O.P. - Sobre Manuela Silva VÍDEO
  • 17/8/2020 - José Luís Monteiro - Entrevista ao Fr. José Luís Montero por ocasião do lançamento do livro "Que Nada se Sabe" NOTÍCIA ECCLESIA
  • 11/4/2020 - Fr. Eugénio Boléo - Homilia Páscoa 2020, Dominicains de Belgique VÍDEO
  • 16/3/2020 - Fr. Bento Domingues - Encontro com Frei Bento Domingues (Homenagem MIRA Forum) VÍDEO
  • 30/10/2019 - Fr. Bento Domingues - O que pode a Arte? com Frei Bento Domingues, Liv. Arquivo VÍDEO
  • 1/6/2019 - Fr. Bento Domingues - Feira do Livro A Religião dos Portugueses PORTO EDITORA VÍDEO
  • 18/2/2019 - Fr. Bento Domingues - Entrevista Frei Bento Domingues por ocasião do Doutoramento Honoris Causa na Univrsidade do Minho VÍDEO
  • 15/2/2019 - Fr. Bento Domingues - Frei Bento Domingues: Sete momentos de um percurso VÍDEO (7MARGENS) 
  • 15/2/2019 - Fr. Bento Domingues - Doutoramento Honoris Causa Fr. Bento Domingues na Universidade do Minho VÍDEO
  • 14/2/2019 - Fr. Bento Domingues - Tertúlia: Cidadania, Religião e Cultura. VÍDEO
  • 21/7/2018 - Fr. Bento Domingues - Frei Bento: um observador sério da realidade da Igreja ARTIGO (PONTOSJ.PT)
  • 10/6/2018 - Fr. Bento Domingues - Autores Que Nos Unem - FLL - Apresentação do Livro "A Religião dos Portugueses" VÍDEO
  • 7/6/2018 - Fr. Bento Domingues - Apresentação do Livro "A Religião dos Portugueses" VÍDEO + TEXTO (António Marujo)
  • 11/3/2018 - Fr. Bento Domingues -  "Como tornar fecunda a Esperança hoje?" Semana Bíblica Arciprestal de Barcelos - VÍDEO
  • 2/2018 - Fr. António-José d'Almeida - “O Purgatório e a Santíssima Trindade, durante a Idade Moderna em Portugal”. In Samuel DIMAS, Renato EPIFÂNIO, Luís LÓIA (coord.), Redenção e Escatologia. Estudos de Filosofia, Religião, Literatura e Arte na Cultura Portuguesa, vol. II – Idade Moderna, tomo 2. Lisboa: Universidade Católica Editora, 2018, pp. 260-285. ARTIGO
  • 17/12/2017 - Fr. Bento Domingues - Frei Bento Domingues fala-nos sobre o Papa Francisco - VÍDEO
  • 26/9/2017 - Fr. António-José d'Almeida - Palestra "Temas de iconografia de descalcez carmelitana no Convento de Figueiró dos Vinhos " na Biblioteca Nacional PROGRAMA
  • 21/5/2017 - Fr. Bento Domingues - Papa Francisco - Um novo lugar das mulheres na Igreja II  - VÍDEO
  • 19/5/2017 - Fr. Bento Domingues - Papa Francisco: Um novo lugar das mulheres na Igreja CRC VÍDEO
  • 1/3/2017 - Fr. António-José d'Almeida - Santa Face - Mandýlion. Artigo na Revista Bíblica ARTIGO
  • 28/2/2017 - Fr. Bento Domingues - O Deus que ri. Entrevista a frei Bento Domingues. VÍDEO
  • 29/1/2017 - Fr. Timothy Radcliffe - Conferência "A Santidade do Corpo" (Fotos: Fr. José Manuel Fernandes) - TEXTO + FOTOS + VÍDEO
  • 9/1/2017 - Ordem em Portugal - CTT emitem selo "dominicano". NOTÍCIA RR
  • 16/11/2016 - Fr. Bento Domingues - MUSEU DO ALJUBE, CNSPP - Frei Bento Domingues, Levy Baptista e Manuela Bernardino - VÍDEO
  • 30/7/2016 - Fr. Bento Domingues - A Beleza e os desafios da vida cristã hoje, Danilson Lopes VÍDEO
  • 1/7/2016 - Fr. Bento Domingues - "Missão da Ordem dos Pregadores Hoje" no âmbito da 2ª Jornada de História «Os Dominicanos em Portugal (1216-2016) na Universidade Católica Portuguesa. VÍDEO
  • 20/6/2016 - Fr. Eugénio Boléo - Ser Português Aqui (21a. emissão) - ÁUDIO
  • 31/5/2016 - Fr. Bento Domingues - Livro Francisco: O Papa que põe a Igreja a mexer», ECCLESIA VÍDEO
  • 5/5/2016 - Fr. Eugénio Boléo - Mundo Português/TV: Testemunho de vida, como se tornou dominicano e a sua experiência na Comunidade Católica Portuguesas de Ixelles, na Bélgica. VÍDEO
  • 18/11/2015 - Dominicanos: uma história com 800 anos - VÍDEO (Agência Ecclesia)
  • 4/11/1015 - Fr. José Nunes - Ecclesia/RTP2: Entrevista sobre os 800 anos da Ordem dos Pregadores - VÍDEO
  • 30/9/2015 - Fr. António-José d'Almeida - "Representação plástica da Santíssima Trindade e da Redenção no final da Idade Média, em Portugal (e Compostela)". In Samuel DIMAS, Renato EPIFÂNIO, Luís LÓIA (coord.), Redenção e Escatologia. Estudos de Filosofia, Religião, Literatura e Arte na Cultura Portuguesa, vol. I - Idade Média, tomo 2. Paris: Nota de Rodapé Edições, 2015, pp. 298-313. TEXTO
  • 25/5/2015 - Fr. Rui Neves - Ecclesia/RTP2: Entrevista acerca do percurso e pensamento de D. Óscar Romero. VÍDEO
  • 2/2/2015 - Fr. Bento Domingues - conferencia alegria do evangelho, IGREJA AÇORES - VÍDEO
  • 7/10/2014 - Fr. Bento Domingues - Homenagem a Frei Bento Domingues, Agência Ecclesia VÍDEO
  • 19/9/2014 - Fr. Bento Domingues - Participação no vídeo com testemunhos do Laicado Dominicano, produzido no Convento de Benfica dos Dominicanos de Portugal para apresentação na Pastoral Juvenil do Rosário e da Família Dominicana.  VÍDEO
  • 3/3/2014 - Fr. Bento Domingues - De que é feita a vida?, Oficinas do Convento VÍDEO
  • 11/10/2013 - Fr. Bento Domingues - Em Entrevista: Frei Bento Domingues - Teólogo Dominicano - VÍDEO
  • 10/05/2013 - Fr. Bento Domingues - Celebrar a Subversão, Livraria Sá da Costa. VÍDEO
  • 8/1/2013 - Fr. Bento Domingues - Concílio Vaticano II,  AGÊNCIA ECCLESIA - VÍDEO
  • 18/12/2012 - Fr. Bento Domingues - 50 anos Concílio Vaticano II (3), ECCLESIA VÍDEO
  • 13/12/2012 - Fr. Bento Domingues - 50 anos Concílio Vaticano II, ECCLESIA VÍDEO
  • 5/12/2012 - Fr. Bento Domingues - Concílio Vaticano II, AGÊNCIA ECCLESIA - VÍDEO
  • 27/5/2012 - Fr. Bento Domingues - Coloquios á 6ª, VÍTOR PEREIRA - VÍDEO 
  • 11/4/2011 - Fr. Bento Domingues - Frei Bento Domingues, António Colaço - VÍDEO
  • 15-17/10/2009 - Fr. António-José d'Almeida - Comunicação de Fr. António José de Almeida  “As Imagens de Santos Dominicanos e Franciscanos impressas no Flos sanctorum em linguagem português, Lisboa 1513”, in Manuel PELÁEZ del Rosal (ed.), Actas III Congreso Internacional sobre el Franciscanismo en la Península Ibérica, Ciudad Rodrigo (Salamanca), 15-17 octubre de 2009, Córdoba, Asociación Hispánica de Estudios Franciscanos (AHEF), 2012, II vol., pp. 519-539 TEXTO
  • 10/5/2008 - Fr. Bento Domingues - Questões sobre Laicidade (1 de 2), MARCO OLIVEIRA - VÍDEO