Pregação
Comentários às Leituras Dominicais
2 de Novembro – Fiéis Defuntos - Ano C
A história da humanidade está cheia de santidade e de santos e santas! Graças a Deus! São todos aqueles/as que viveram a vontade e o plano estabelecido por Deus para toda a criação. São os que aceitaram e corresponderam à oferta da paternidade de Deus para as suas vidas, que procuraram viver como bons filhos e filhas no amor que o mesmo Pai neles derramou (como nos diz S.João na segunda leitura da liturgia de Todos os Santos). São, afinal, os que viveram as Bem-Aventuranças que lemos uma vez mais no Evangelho: todos os que viveram a bondade na simplicidade, a humildade no serviço, o compromisso pela justiça e a paz, a misericórdia e mansidão no acolhimento do outro. Muitos sofreram perseguições e o martírio (diz o Apocalipse que muitos branquearam a sua vida no sangue do Cordeiro), mas todos encontraram o verdadeiro sentido para a vida e, por isso mesmo, a autêntica felicidade. E houve, e há, realmente, santos e santas para todos os gostos… Uns mais introvertidos outros mais expansivos, uns mais contemplativos e outros mais activos, homens e mulheres, crianças e mais idosos… Enfim, são os 144 mil de que falava o livro do Apocalipse – número que não pode nem deve ser tomado à letra mas que simboliza a imensa totalidade de Todos os Santos e Santas de Deus.
E quando recordamos e celebramos os fiéis defuntos, no dia seguinte ao de Todos-os-Santos, não estaremos a prolongar a nossa fé de que a vida eterna e o céu – ou seja, a vida para sempre com Deus – é o destino de todos os seres humanos? Acredito bem que sim!
E que apelo maravilhoso encontramos também aqui, todos e cada um de nós, a ser santos. Recordemos o desafio bíblico «Sede santos como Deus é Santo» e o convite de Jesus «Sede misericordiosos como o Pai do céu é misericordioso». 
Artigo Dominical no Jornal Público
NÃO NOS ESQUEÇAMOS DOS POBRES
1. Vivi num tempo em que, de Roma (Vaticano), só se podia esperar condenações, sobretudo no plano teológico. Sabemos que foi João XXIII e o Concílio Vaticano II – um concílio de compromisso, como diz E. Schillebeeckx[1] – que alteraram esse clima. Foram os perseguidos da Igreja do século XX que tornaram possível a viragem conciliar.
O Papa Francisco entrou nesse movimento. Mais, tornou-se, em certo sentido, a vanguarda da Igreja e deixou uma herança que poderá ser acolhida, rejeitada ou ignorada.
Havia muitas previsões, muitos desejos desencontrados, acerca de quem sucederia ao Papa Francisco. No dia 8 de Maio (2025) ficamos a saber que foi eleito o cardeal Robert Francis Prevost que escolheu, para o seu pontificado, o nome de Leão XIV.
2. 
O passado dia 17 foi dedicado à erradicação da pobreza. Seria incompreensível que a Igreja ficasse surda e muda perante esta antiga questão, sempre adiada e repetida. De facto, em muitos casos e situações, são pessoas e organizações que fazem da Igreja um hospital de campanha.
Francisco tinha iniciado a elaboração de uma Exortação Apostólica sobre o cuidado da Igreja pelos pobres e com os pobres. Cumpriu, durante o seu pontificado, a recomendação que o cardeal brasileiro Hummes lhe fizera após a sua eleição: não te esqueças dos pobres.
Leão XIV, ao receber como herança este projecto, confessa: sinto-me feliz ao assumi-lo como meu e ao apresentá-lo no início do meu pontificado, partilhando o desejo do meu amado Predecessor de que todos os cristãos possam perceber a forte ligação existente entre o amor de Cristo e o seu apelo a tornarmo-nos próximos dos pobres (3).
Não pretendo fazer um comentário a esta Exortação Apostólica. Destacarei, apenas, algumas passagens para convidar à sua leitura e meditação.
Esta Exortação sobre o amor para com os pobres (09.10.2025) abre com um texto subversivo de S. Lucas: derrubou os poderosos dos seus tronos e exaltou os humildes, aos famintos encheu de bens e aos ricos despediu-os de mãos vazias (Lc 1, 52-53). De tão repetido e tão pouco praticado, este texto parece apenas um desejo piadoso.
Na entrevista que o Papa concedeu à jornalista Elise Ann Allen, do jornal digital Crux, verificou que essa profecia está muito longe de ser cumprida. Basta olhar para «a crescente diferença entre os níveis de rendimento da classe trabalhadora e o dinheiro que os mais ricos recebem: há 60 anos [os donos de empresas] ganhavam quatro a seis vezes mais do que os trabalhadores; segundo os últimos dados que vi, ganham hoje 600 vezes mais do que o trabalhador médio».
É necessário, portanto, continuar a denunciar a ditadura de uma economia que mata e reconhecer que, enquanto os lucros de poucos crescem exponencialmente, os da maioria situam-se cada vez mais longe do bem-estar daquela minoria feliz. Tal desequilíbrio provém de ideologias que defendem a autonomia absoluta dos mercados e a especulação financeira. Por isso, negam o direito de controle dos Estados, encarregados de velar pela tutela do bem comum. Instaura-se uma nova tirania invisível, às vezes virtual, que impõe, de forma unilateral e implacável, as suas leis e as suas regras. (92)
A relação da Igreja com os pobres está cheia de equívocos. Por isso, são indispensáveis alguns esclarecimentos.
Os discípulos de Jesus criticaram a mulher que derramou um perfume muito precioso sobre a sua cabeça: Para quê este desperdício? – diziam eles – Podia vender-se por bom preço e dar-se o dinheiro aos pobres. Mas o Senhor disse-lhes: Pobres, sempre os tereis convosco; mas a mim nem sempre me tereis (Mt 26, 8-13). Esta expressão tão repetida – pobres sempre tereis entre vós – parece fazer da pobreza uma fatalidade. O Papa comenta: Aquela mulher tinha compreendido que Jesus era o Messias humilde e sofredor sobre quem derramar o seu amor: que consolo aquele unguento sobre a cabeça que, dali a poucos dias, seria atormentada pelos espinhos! Era um pequeno gesto, mas quem sofre sabe o quanto é grande mesmo um pequeno sinal de afecto e quanto alívio pode trazer.
A simplicidade daquele gesto revela algo grandioso. Nenhuma expressão de carinho, nem mesmo a menor delas, será esquecida, especialmente se dirigida a quem se encontra na dor, sozinho, necessitado, como estava o Senhor naquela hora (4).
3. 
Evoca as Conferências do Episcopado Latino-Americano que, em Medellín (1968) e Puebla (1979), assumiram a opção preferencial pelos pobres. E acrescenta: Eu mesmo, missionário no Peru durante tantos anos, devo muito a este caminho de discernimento eclesial, que o Papa Francisco com sabedoria soube unir ao de outras Igrejas particulares (89).
A condição dos pobres representa um grito que, na história da humanidade, interpela constantemente a nossa vida, as nossas sociedades, os sistemas políticos e económicos e, sobretudo, a Igreja. No rosto ferido dos pobres encontramos impresso o sofrimento dos inocentes e, portanto, o próprio sofrimento de Cristo.
Ao mesmo tempo, deveríamos falar e, talvez de modo mais acertado, dos inúmeros rostos dos pobres e da pobreza, uma vez que se trata de um fenómeno multifacetado. Na verdade, existem muitas formas de pobreza: a daqueles que não têm meios de subsistência material, a pobreza de quem é marginalizado socialmente e não possui instrumentos para dar voz à sua dignidade e capacidades, a pobreza moral e espiritual, a pobreza cultural, aquela de quem se encontra em condições de fraqueza ou fragilidade seja pessoal seja social, a pobreza de quem não tem direitos, nem lugar, nem liberdade (9).
Por isso, não devemos baixar a guarda perante este fenómeno. Preocupam-nos, de modo particular, as graves condições em que vivem muitíssimas pessoas, devido à escassez de alimentos e água potável. Todos os dias morrem milhares de pessoas por causas relacionadas com a desnutrição. Mesmo nos países ricos, as estimativas relativas ao número de pobres não são menos preocupantes. Na Europa, há cada vez mais famílias que não conseguem chegar ao fim do mês. Em geral, nota-se que as diferentes manifestações da pobreza aumentaram. Ela já não se apresenta como uma condição única e homogénea, mas manifesta-se em múltiplas formas de empobrecimento económico e social, reflectindo o fenómeno de crescentes desigualdades, mesmo em contextos geralmente prósperos.
Recordemos que duplamente pobres são as mulheres que padecem situações de exclusão, maus-tratos e violência, porque frequentemente têm menores possibilidades de defender os seus direitos. E, todavia, também entre elas, encontramos continuamente os mais admiráveis gestos de heroísmo quotidiano na defesa e cuidado da fragilidade das suas famílias (12).
Seja qual for a opinião sobre Leão XIV, o importante é que não se esqueça nem deixe esquecer os pobres[2].
Fr. Bento Domingues in Público, 19/10/2025
_____________ 
[1] Edward Schillebeeckx, Sou um teólogo feliz, Biblioteca Dominicana, 2025
[2] Cf. a minha crónica de 21. 09. 2025
Ecos da Palavra
SEJAMOS GRATOS
Neste Domingo, o Evangelista São Lucas, conhecedor da língua e cultura gregas, escreve para os gentios, ou também para os não judeus. 
Dos dez leprosos que Jesus cura, só um - por sinal um samaritano e mal visto na sociedade judaica - volta para agradecer a Jesus. 
Também nós, nas orações que legitimamente dirigimos a Deus, podemos cair na tentação de reduzir estes momentos de encontro com o Senhor, numa sucessão de pedidos que, ainda que feitos com fé, poderão depender não só de Deus, mas do nosso próprio esforço. 
Ora, a oração da gratidão permite-nos ver Deus no dia-a-dia, nas pequenas situações da nossa vida que, por vezes, nos podem encher um dia.
Não estou a condenar a oração de petição. Apenas penso que, por vezes, não estamos atentos ao detalhe. Ora é nas pequenas coisas que Jesus se pode manifestar: numa agradável conversa, ainda que breve, num telefonema a um amigo ou familiar, numa visita a casa de alguém que precise da nossa ajuda, ainda que de forma velada, ou numa música ou momento de tranquilidade do nosso dia que possamos valorizar. 
Não temos que ter super-poderes nem ser superiores aos outros. Sucede que dois minutos de um dia, podem valer mais do que as restantes horas do mesmo. São os chamados momentos que nos enchem o coração aberto!
Todavia, sejamos gratos e dediquemos uma boa parte da nossa oração à acção de graças. E sim, encontraremos a paz de que tanto precisamos  
OP'Media
http://Presença dos Frades Pregadores nos Media
- 25/4/2025 - Fr. José Nunes - Papa Francisco, o legado de um profeta - ARTIGO
- 22/4/2025 - Fr. José Nunes - 3 às 13/RTP3 - Entrevista após o falecimento do Papa Francisco
- 10/4/2025 - Fr. Bento Domingues - Frei Bento Domingues está quase a tocar no céu - Postal do Dia/RDP por Luís Osório
- 22/6/2024 - Fr. Bento Domingues - "As mulheres são mais de metade da Igreja e inventou-se essa história de que não podem ser ordenadas" - ENTREVISTA OBSERVADOR
- 23/5/2024 - Fr. Bento Domingues - Novo Livro "Fora do Diálogo não há Salvação" - ECCLESIA + VÍDEO
- 3/4/2024 - Fr. Rui Lopes - A origem do Instituto Caritas Christi (CANÇÃO NOVA) - VÍDEO
- 2/3 a 13/4/2024 - UMA IGREJA EM TRANSFORMAÇÃO/ISTA - NOTÍCIA ECCLESIA
- 22/12/2023 - Fr. Bento Domingues - "O ser humano não é só ódio, é essencialmente amor" (PÚBLICO) VÍDEO
- 13/9/2023 - Fr. Rui Lopes - Jubileu 2025, Peregrinos da Esperança (CANÇÃO NOVA) VÍDEO
- 1/6/2023 - Fr. José Nunes - Diálogo Inter-religioso: papel das religiões em contexto pós-pandemia. Artigo relativo à declaração Nostra Aetate, sobre as relações da Igreja com as religiões não-cristãs ARTIGO
- 21/3/2023 - Fr. José Augusto Mourão (Póstumo) - Liturgia e corporeidade na poesia de José Augusto Mourão ARTIGO (snpcultura.org)
- 22/2/2023 - Fr. José Nunes - Mensagem do Papa para a Quaresma. Comentário de Frei José Nunes (AGÊNCIA ECCLESIA) VÍDEO + POWERPOINT
- 18/2/2023- Fr. José Lucas - Recitação do Terço na Capelinha das Aparições (CANÇÃO NOVA) VÍDEO
- 3/1/2023 - Fr. Bento Domingues - Promo dos extras da edição especial em DVD de O Casarão VIDEO
- 15/12/2022 - Fr. Bento Domingues - Programa "Calendário do Advento" na RTP1 com Anabela Mota Ribeiro PROGRAMA
- 13/11/2022 - Fr. Filipe Rodrigues - Entrevista RENASCENÇA/ECCLESIA sobre Dia Mundial dos Pobres ENTREVISTA
- 26/10/2022 - Fr. José Nunes - Vídeo com o testemunho do Fr. José Nunes, OP nos 40 anos da presença dominicana em Angola (Waku-Kungo) VÍDEO
- 26/9/2022 - Fr. Bento Domingues - Programa "Primeira Pessoa" na RTP1 com Fátima Campos Ferreira PROGRAMA
- 7/9/2022 - Fr. José Manuel Fernandes - Programa A Fé dos Homens/RTP1 sobre a oração do Rosário PROGRAMA
- 5/5/2022 - Fr. Bento Domingues - 30 anos de crónicas de Frei Bento Domingues, Agência Ecclesia VÍDEO
- 3/5/2022 - Fr. Bento Domingues - Um teólogo na praça pública — 30 anos. Sessão Auditório de Lisboa do Público VÍDEO
- 3/5/2022 - Fr. Bento Domingues - 30 anos de crónicas. "A primeira condição para escrever é ser livre" diz Frei Bento Domingues VÍDEO
- 12/4/2022 - Fr. Bento Domingues - 3ºCiclo Masterclass 'O Enigma Sophia' 04 'Sophia foi crente?' - VÍDEO
- 22/11/2021 - Fr. Gerard Francisco Timoner - Entrevista exclusiva do La Croix International com o responsável da Ordem Dominicana. NOTÍCIA
- 4/5/2021 - Fr. José Augusto Mourão (Póstuma) - No dia em que passam 10 anos da sua morte, o Centro de Reflexão Cristã (CRC) apresenta uma pequena homenagem ao Amigo com a leitura coletiva de um dos poemas do seu primeiro livro, Vazio Verde (o Nome), editado em 1985, pelo CRC. VÍDEO
- 15/1/2021 - Fr. Bento Domingues - Conversas entre sócios, CRC - VÍDEO
- 17/11/2020 - Fr. Bento Domingues - Frei Bento Domingues, O.P. - Sobre Manuela Silva VÍDEO
- 17/8/2020 - José Luís Monteiro - Entrevista ao Fr. José Luís Montero por ocasião do lançamento do livro "Que Nada se Sabe" NOTÍCIA ECCLESIA
- 11/4/2020 - Fr. Eugénio Boléo - Homilia Páscoa 2020, Dominicains de Belgique VÍDEO
- 16/3/2020 - Fr. Bento Domingues - Encontro com Frei Bento Domingues (Homenagem MIRA Forum) VÍDEO
- 30/10/2019 - Fr. Bento Domingues - O que pode a Arte? com Frei Bento Domingues, Liv. Arquivo VÍDEO
- 1/6/2019 - Fr. Bento Domingues - Feira do Livro A Religião dos Portugueses PORTO EDITORA VÍDEO
- 18/2/2019 - Fr. Bento Domingues - Entrevista Frei Bento Domingues por ocasião do Doutoramento Honoris Causa na Univrsidade do Minho VÍDEO
- 15/2/2019 - Fr. Bento Domingues 
  
 - Frei Bento Domingues: Sete momentos de um percurso VÍDEO 
(7MARGENS) 
- 15/2/2019 - Fr. Bento Domingues - Doutoramento Honoris Causa Fr. Bento Domingues na Universidade do Minho VÍDEO
- 14/2/2019 - Fr. Bento Domingues 
 - 
  
 Tertúlia: Cidadania, Religião e Cultura. VÍDEO
- 21/7/2018 - Fr. Bento Domingues - Frei Bento: um observador sério da realidade da Igreja ARTIGO (PONTOSJ.PT)
- 10/6/2018 - Fr. Bento Domingues - Autores Que Nos Unem - FLL - Apresentação do Livro "A Religião dos Portugueses" VÍDEO
- 7/6/2018 - Fr. Bento Domingues - Apresentação do Livro "A Religião dos Portugueses" VÍDEO + TEXTO (António Marujo)
- 11/3/2018 - Fr. Bento Domingues - "Como tornar fecunda a Esperança hoje?" Semana Bíblica Arciprestal de Barcelos - VÍDEO
- 2/2018 - Fr. António-José d'Almeida - “O Purgatório e a Santíssima Trindade, durante a Idade Moderna em Portugal”. In Samuel DIMAS, Renato EPIFÂNIO, Luís LÓIA (coord.), Redenção e Escatologia. Estudos de Filosofia, Religião, Literatura e Arte na Cultura Portuguesa, vol. II – Idade Moderna, tomo 2. Lisboa: Universidade Católica Editora, 2018, pp. 260-285. ARTIGO
- 17/12/2017 - Fr. Bento Domingues - Frei Bento Domingues fala-nos sobre o Papa Francisco - VÍDEO
- 26/9/2017 - Fr. António-José d'Almeida - Palestra "Temas de iconografia de descalcez carmelitana no Convento de Figueiró dos Vinhos " na Biblioteca Nacional PROGRAMA
- 21/5/2017 - Fr. Bento Domingues - Papa Francisco - Um novo lugar das mulheres na Igreja II - VÍDEO
- 19/5/2017 - Fr. Bento Domingues - Papa Francisco: Um novo lugar das mulheres na Igreja CRC VÍDEO
- 1/3/2017 - Fr. António-José d'Almeida - Santa Face - Mandýlion. Artigo na Revista Bíblica ARTIGO
- 28/2/2017 - Fr. Bento Domingues - O Deus que ri. Entrevista a frei Bento Domingues. VÍDEO
- 29/1/2017 - Fr. Timothy Radcliffe - Conferência "A Santidade do Corpo" (Fotos: Fr. José Manuel Fernandes) - TEXTO + FOTOS + VÍDEO
- 9/1/2017 - Ordem em Portugal - CTT emitem selo "dominicano". NOTÍCIA RR
- 16/11/2016 - Fr. Bento Domingues - MUSEU DO ALJUBE, CNSPP - Frei Bento Domingues, Levy Baptista e Manuela Bernardino - VÍDEO
- 30/7/2016 - Fr. Bento Domingues - A Beleza e os desafios da vida cristã hoje, Danilson Lopes VÍDEO
- 1/7/2016 - Fr. Bento Domingues - "Missão da Ordem dos Pregadores Hoje" no âmbito da 2ª Jornada de História «Os Dominicanos em Portugal (1216-2016) na Universidade Católica Portuguesa. VÍDEO
- 20/6/2016 - Fr. Eugénio Boléo - Ser Português Aqui (21a. emissão) - ÁUDIO
- 31/5/2016 - Fr. Bento Domingues - Livro Francisco: O Papa que põe a Igreja a mexer», ECCLESIA VÍDEO
- 5/5/2016 - Fr. Eugénio Boléo - Mundo Português/TV: Testemunho de vida, como se tornou dominicano e a sua experiência na Comunidade Católica Portuguesas de Ixelles, na Bélgica. VÍDEO
- 18/11/2015 - Dominicanos: uma história com 800 anos - VÍDEO (Agência Ecclesia)
- 4/11/1015 - Fr. José Nunes - Ecclesia/RTP2: Entrevista sobre os 800 anos da Ordem dos Pregadores - VÍDEO
- 30/9/2015 - Fr. António-José d'Almeida - "Representação plástica da Santíssima Trindade e da Redenção no final da Idade Média, em Portugal (e Compostela)". In Samuel DIMAS, Renato EPIFÂNIO, Luís LÓIA (coord.), Redenção e Escatologia. Estudos de Filosofia, Religião, Literatura e Arte na Cultura Portuguesa, vol. I - Idade Média, tomo 2. Paris: Nota de Rodapé Edições, 2015, pp. 298-313. TEXTO
- 25/5/2015 - Fr. Rui Neves - Ecclesia/RTP2: Entrevista acerca do percurso e pensamento de D. Óscar Romero. VÍDEO
- 2/2/2015 - Fr. Bento Domingues - conferencia alegria do evangelho, IGREJA AÇORES - VÍDEO
- 7/10/2014 - Fr. Bento Domingues - Homenagem a Frei Bento Domingues, Agência Ecclesia VÍDEO
- 19/9/2014 - Fr. Bento Domingues - Participação no vídeo com testemunhos do Laicado Dominicano, produzido no Convento de Benfica dos Dominicanos de Portugal para apresentação na Pastoral Juvenil do Rosário e da Família Dominicana. VÍDEO
- 3/3/2014 - Fr. Bento Domingues - De que é feita a vida?, Oficinas do Convento VÍDEO
- 11/10/2013 - Fr. Bento Domingues - Em Entrevista: Frei Bento Domingues - Teólogo Dominicano - VÍDEO
- 10/05/2013 - Fr. Bento Domingues - Celebrar a Subversão, Livraria Sá da Costa. VÍDEO
- 8/1/2013 - Fr. Bento Domingues - Concílio Vaticano II, AGÊNCIA ECCLESIA - VÍDEO
- 18/12/2012 - Fr. Bento Domingues - 50 anos Concílio Vaticano II (3), ECCLESIA VÍDEO
- 13/12/2012 - Fr. Bento Domingues - 50 anos Concílio Vaticano II, ECCLESIA VÍDEO
- 5/12/2012 - Fr. Bento Domingues - Concílio Vaticano II, AGÊNCIA ECCLESIA - VÍDEO
- 27/5/2012 - Fr. Bento Domingues - Coloquios á 6ª, VÍTOR PEREIRA - VÍDEO
- 11/4/2011 - Fr. Bento Domingues - Frei Bento Domingues, António Colaço - VÍDEO
- 15-17/10/2009 - Fr. António-José d'Almeida - Comunicação de Fr. António José de Almeida “As Imagens de Santos Dominicanos e Franciscanos impressas no Flos sanctorum em linguagem português, Lisboa 1513”, in Manuel PELÁEZ del Rosal (ed.), Actas III Congreso Internacional sobre el Franciscanismo en la Península Ibérica, Ciudad Rodrigo (Salamanca), 15-17 octubre de 2009, Córdoba, Asociación Hispánica de Estudios Franciscanos (AHEF), 2012, II vol., pp. 519-539 TEXTO
- 10/5/2008 - Fr. Bento Domingues - Questões sobre Laicidade (1 de 2), MARCO OLIVEIRA - VÍDEO



