Dominicanos Província Portuguesa da Ordem dos Pregadores
Home » Ordem dos Pregadores » Família Dominicana

Família Dominicana

Quem pertence à Família Dominicana

Quem pertence à Família Dominicana - Dominicanos

Com a expressão ‘Família Dominicana’ pretende-se fazer referência aos diferentes ramos da nossa grande família espiritual em Portugal, unida por fortes laços fraternais. A Família Dominicana é constituída pelas Monjas, pelos Frades, pelas Irmãs de vida activa, pelas Fraternidades Leigas de São Domingos, pelas Fraternidades Sacerdotais de São Domingos e pelo MJD (Movimento Juvenil Dominicano).

  • MONJAS: As Monjas dominicanas constituem o ramo mais antigo da Ordem dos Pregadores, tendo o primeiro mosteiro sido fundado em 1206, por São Domingos de Gusmão, em Prouille (França). As Monjas estão dedicadas à vida contemplativa, entregando-se à oração em prole da Ordem e da sua pregação, assim como por toda a Igreja universal. Existem três mosteiros em Portugal:

1 - Mosteiro Pio XII, Rua do Rosário, nº1, 2495-444 Fátima.

2 - Mosteiro de Nossa Senhora da Eucaristia, Parque Nossa Senhora dos Remédios, 5100-025 Lamego.

- Mosteiro de Santa Maria, Quinta do Frade, 1600-681 Lisboa.

  • FRADES: De momento existem três comunidades de irmãos pregadores: em Lisboa, Fátima e Porto. Ver janela das ‘Comunidades e Paróquias’.
  •  IRMÃS DE VIDA ACTIVA. Para além da vida de oração, as Irmãs de vida activa assumem um papel apostólico específico, nomeadamente no acolhimento de peregrinos, no ensino, creches, inserção e serviço social, entre outros. Existem várias comunidades dispersas por todo o país. Ver janela dos ‘Links’. 
  • FRATERNIDADES LEIGAS DE SÃO DOMINGOS. Estas Fraternidades são as herdeiras da antiga Ordem Terceira de São Domingos. Podem fazer parte destas Fraternidades quaisquer leigos que queiram seguir uma vida segundo o espírito e o carisma de São Domingos, desde que em conformidade com os respectivos requisitos estatutários. Existem várias Fraternidades em Portugal. Contacto: Cristina Busto (cristinabusto@gmail.com) 
  • FRATERNIDADES SACERDOTAIS DE SÃO DOMINGOS. Estas Fraternidades são de constituição mais recente no nosso país. Como o nome indica, esta associação destina-se aos presbíteros (sacerdotes) que queiram seguir, na sua vida pastoral, eclesial e pessoal, o espírito e o carisma de São Domingos. Contacto: frei Gonçalo Pereira Diniz (gvpdiniz@gmail.com) 
  • MOVIMENTO JUVENIL DOMINICANO (MJD). O MJD é um agrupamento de jovens comprometidos com o ideal dominicano, que se reúnem para momentos de oração e partilha da Palavra de Deus, na organização e participação de celebrações litúrgicas, entre outros encontros e acções solidárias. Existem em Portugal duas comunidades do MJD: em São João-de-Ver (Santa Maria da Feira) e no Porto. Contacto do Coordenador Nacional, Paulo Ricardo Alves Ferreira: Tlm: 91 847 34 62. Email: ric_ferreira10@hotmail.com