Dominicanos Província Portuguesa da Ordem dos Pregadores
Home » Informações » Arquivo da Página

Arquivo da Página

Arquivo da Página 2018

  • No passado dia 24 de Fevereiro, o Externato 'Jardim Flóri', no Porto, das Irmãs Missionárias Dominicanas do Rosário, celebrou as Bodas de Ouro da sua fundação. (Ver fotos AQUI).
  • 23-27 de Julho: terá lugar, em Fátima, o 44º Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica. Entre os conferencistas convidados encontra-se o Fr. José Luís de Almeida Monteiro, da Província de França, que irá apresentar uma alocução sobre 'Liturgia e Lectio Divina'.
  • 28 Fevereiro a 18 Abril: Curso Livre do ISTA, "Dinâmicas do Desejo e Espiritualidade Cristã" (Programa AQUI).
  • 11-16 Março: Encontro de Priores Provinciais recém-eleitos, em Roma

  • 3-7 Abril: Encontro IEOP (Inter Europa Ordem dos Pregadores), em Sevilha.

  • 14 Abril às 16 Horas: Inauguração Exposição 'Dominicanos: Arte e Arquitectura Portuguesa. Diálogos com a modernidade' que estará aberta ao público até ao dia 10 de Junho. (Folheto AQUI) + (Site do Evento AQUI).
  • 14-29 Abril: Encontro-peregrinação aos lugares santos dominicanos, destinado aos formadores da Província e do Vicariato de Angola.

  • 21 Abril: Passeio Nacional da Família Dominicana, em Aveiro.

  • Entre os dias 21-22 de Abril, os grupos de jovens da Paróquia de Cristo Rei ('Convívios'), no Porto, irão organizar a sua habitual Caminhada anual. Este ano será ao Santuário de Nossa Senhora da Lapa, em Viseu. O Sínodo dos Bispos para os Jovens, em Roma, será um dos temas de reflexão desta Caminhada. 
  • 25 Abril: Jornadas da Província, em Fátima. O tema das Jornadas deste ano será sobre a 'Formação Permanente', estando prevista uma intervenção do Frei Bento Domingues.
  • 5 Maio - Neste ano de 2018, a Província Portuguesa comemora os 800 anos da fundação do primeiro Convento em Portugal, na Serra de Montejunto. Assim, em parceria com a Câmara Municipal do Cadaval, o ISTA e a Província promovem uma visita guiada ao local. Esta visita terá lugar no dia 5 de Maio, sob o tema 'Em busca das raízes'. Há um autocarro que parte do Convento de São Domingos, em Lisboa, no dia 5 de Maio, às 08h:30. (Programa AQUI) + (Cartaz AQUI).
  • 24-27 Maio: Encontro de Priores Provinciais e Vigários Provinciais, em Roma.
  • 29 de Maio - Lançamento do Livro «A Religião dos Portugueses» de fr. Bento Domingues, op, apresentado pelo Padre José Tolentino Mendonça. (Vídeo aqui).
  • 21 Junho - O Frei José Maria, op, da Comunidade de São Domingos de Lisboa, faleceu no dia 21 de Junho (21 Novembro 1939 - 21 Junho 2018). O Frei José Maria trabalhava desde há vários anos na portaria do convento. Foi assistente espiritual de todos aqueles que o procuravam para esse efeito - e foram sempre muitos - , tendo desenvolvido um frutuoso ministério a este nível. Estava também profundamente ligado aos encontros de 'Oração com Cânticos de Taizé', que animava com grande fervor todas as primeiras Quartas-feiras de cada mês, na igreja conventual de São Domingos. Sempre prestável e atencioso na Comunidade, onde se destacou pelo seu espírito de oração e de escuta, deixa para trás muitos amigos e muita saudade. Que a sua alma descanse em paz. RIP. (Ver Notícia)
  • 16 Setembro - Profissão Solene do fr. José Manuel Nunes da Silva, op no Convento de S. Domingos de Lisboa (Convite)
  • 9 a 11 Outubro - O Instituto São Tomás de Aquino (ISTA), criado pela Província Portuguesa dos Frades Dominicanos (Ordem dos Pregadores), em 1954, para ajudar ao desenvolvimento da sua primordial missão de estudo e reflexão teológica, recebeu a incumbência de promover a comemoração do VIII centenário da fundação do primeiro convento dominicano em Portugal (1218), bem como assinalar o VI centenário da ereção canónica da Província Dominicana em Portugal (1418). Dada a relevância destas datas, o Instituto São Tomás de Aquino decidiu assinalá-las com um conjunto de eventos culturais, nomeadamente a realização de um Colóquio intitulado RASTOS DOMINICANOS: DE PORTUGAL PARA O MUNDO. 600 ANOS DA PROVÍNCIA PORTUGUESA, que acontecerá nos dias 9, 10 e 11 de outubro de 2018, no Palácio Fronteira (dia 9) e no Convento de São Domingos de Lisboa (dia 10 e 11), contando com a parceria das seguintes Instituições: Academia de Marinha, Academia Portuguesa de História, Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa e Fundação das Casas de Fronteira e Alorna.

    Agradecemos, desde já, a colaboração na promoção e divulgação desta iniciativa.

    Com os melhores cumprimentos, fr. José Manuel Fernandes (Presidente do ISTA).                   

    (Consulte aqui o Programa e o Cartaz)