Dominicanos Província Portuguesa da Ordem dos Pregadores
Home » Informações » Actividades

Actividades

Agenda 2018

  • No passado dia 7 de Outubro realizou-se em Lisboa o encerramento do Jubileu das Irmãs Missionárias Dominicanas do Rosário. (GALERIA DE FOTOS).
  • Realizou-se no passado dia 6 de Outubro/2018 em Aldeia Nova o Encontro Anual de Ex-Dominicanos. (VER GALERIA DE FOTOS).
  • 29-30 Setembro: 63ª Peregrinação Nacional do Rosário e da Família Dominicana ao Santuário de Fátima. O tema da Peregrinação é: 'Maria Jovem e os Jovens com Maria'.
  • No passado dia 9/Set, Domingo, iniciaram o noviciado os freis Fernando, Jé Upeme,  Jobe,  Edson e o fr. Nsepani (mais tarde iniciará o Freitas), do Vicariato de Angola. Na segunda feira, dia 10/Set na missa comunitária mas com presença de muita gente, professaram os freis Martinho, Daniel e o fr. Geraldo, todos por um ano; e o fr. Isaac por 2 anos. Claro que depois houve festa... Os freis Martinho e o Daniel viajaram de regresso às terras angolanas e todos eles já têm a respectiva carta de assignação. O Vicariato está a crescer muito e com saúde! Deo gratias!
  • 16 de Setembro - Realiza-se a Profissão Solene de fr. José Manuel Nunes da Silva, op no Convento de S. Domingos pelas 12 horas.
  • 4-10 de Outubro: Congresso Internacional das Fraternidades Leigas, em Fátima. Tema: 'O nosso futuro: Justiça, Paz e o Cuidado com a Criação'.
  • 9 a 11 de Outubro: Na comemoração dos 600 anos da Província Portuguesa da Ordem de São Domingos, terá lugar um colóquio sobre dominicanismo, intitulado 'Rastos dominicanos de Portugal para o mundo'. Este colóquio terá lugar no Palácio Marquês da Fronteira e no Convento de São Domingos, em Lisboa, entre os dias 9 e 11 de Outubro de 2018. (Consulte Programa AQUI)
  • O Capítulo do Vicariato de Angola decorrerá em Luanda, entre os dias 25-29 de Novembro de 2018.

Agenda 2019

  • Entre os dias 02 e 09 de Abril de 2019, a Paróquia de Cristo Rei, no Porto, organiza a terceira viagem do 'Ciclo de Peregrinações a Jerusalém', após as viagens de 2015 e de 2017. A peregrinação será acompanhada pelo frei Gonçalo Diniz.
  • No dia 1 de Maio de 2019, terão lugar as Jornadas da Província, em Fátima, a partir do Relatório do Mestre da Ordem ao Capítulo Geral de 2019.
  • Entre os dias 10-11 de Junho de 2019 terá lugar o Conselho Provincial Alargado (do meio do Provincialato), em Fátima.
  • Entre os dias 8 de Julho e 4 de Agosto de 2019, terá lugar, no Vietname, o Capítulo Geral da O.P. O frei José Nunes, o frei Filipe Rodrigues e ainda um representante do Vicariato de Angola estarão presentes. 

III Congresso Internacional das Fraternidades Leigas de São Domingos

III Congresso Internacional das Fraternidades Leigas de São Domingos - Dominicanos

 

De 4 a 10 de Outubro, em Fátima, realizou-se o III Congresso Internacional das Fraternidades Leigas de São Domingos, que teve como tema principal   «Justiça, Paz e Cuidado da Criação». Participaram mais de 150 dominicanos oriundos de 53 países, entre delegados, conferencistas, tradutores, convidados e membros da Cúria. O Mestre Geral Bruno Cadoré fez questão de estar presente durante dois dias, participando em todas as Comissões de Trabalho do Congresso, tendo para tal interrompido a sua participação no presente Sínodo dos Bispos em Roma, ao qual regressou no final do dia 7 de Outubro.
 
O Congresso foi composto por várias Comissões de Trabalho (Governo, Regra e Estatutos; Oração e Pregação; Finanças e Comunicações; Formação e Estudo; Promotores;  Família Dominicana e Igreja), as quais debateram longa e intensivamente dezenas de propostas, as quais, posteriormente após debate e votação em Plenário se transformaram em 64 Recomendações, Propostas e Resoluções, a serem apresentadas ás Fraternidades e ao Mestre Geral, o qual em tempo oportuno aprovará as Actas Finais do Congresso.
 
Os Congressistas tiveram a oportunidade de em Família Dominicana rezarem o Terço no Convento S. Pio X das nossas monjas dominicanas e conviverem com vários membros da Família Dominicana portuguesa num lanche realizado no Convento dos Frades. Já no final do Congresso houve ainda oportunidade para um passeio/visita ao Mosteiro dominicano da Batalha que muito agradou a todos. 
 
Após o Congresso das Fraternidades realizado em Montreal, Canadá, em 1985 que aprovou a actual Regra das Fraternidades e o II Congresso, realizado em Pilar, Argentina em 2007, o Congresso de Fátima que agora terminou foi uma experiência muito rica e que certamente, mediante as Resoluções, Propostas e Recomendações aprovadas terá um significativo impacto que se espere renove e fortaleça a vida de todas as Fraternidades Leigas de São Domingos e a missão comum pregadora da Ordem. (VER GALERIA DE FOTOS)

 

Exposição de Arquitectura

Exposição de Arquitectura - Dominicanos

EXPOSIÇÃO

'Dominicanos: Arte e Arquitectura Portuguesa. Diálogos com a modernidade'

A inauguração ocorrerá no dia 14 de Abril, às 16h:00, no Convento de S. Domingos de Lisboa

estará aberta ao público até ao dia 10 de Junho.

(Folheto AQUI) + (Site do Evento AQUI)

Encontro "Em Busca das Raízes"

Encontro "Em Busca das Raízes" - Dominicanos

Neste ano de 2018, a Província Portuguesa comemora os 800 anos da fundação do primeiro Convento em Portugal, na Serra de Montejunto. Assim, em parceria com a Câmara Municipal do Cadaval, o ISTA e a Província promovem uma visita guiada ao local. Esta visita terá lugar no dia 5 de Maio, sob o tema 'Em busca das raízes'. Há um autocarro que parte do Convento de São Domingos, em Lisboa, no dia 5 de Maio, às 08h:30.